EMDR → História → Francine Shapiro

               Francine Shapiro é uma psicóloga contemporânea, a criadora da terapia EMDR.

         Francine Shapiro obteve seu doutorado em psicologia clínica na Professional School of Psychological Studies em San Diego, California. Ela é uma pesquisadora sênior do Mental Research Institute em Palo Alto, California, e é mais conhecida pelo desenvolvimento do  Eye Movement Desensitization and Reprocessing (EMDR), um método de psicoterapia que alivia os sintomas em pessoas que vivenciaram um evento traumático. Suas atividades beneficiam pacientes em todos os continentes, através da formação e treinamento de terapeutas qualificados. No Brasil, esta atividade é desempenhada por psicólogos e médicos terapeutas devidamente treinados pela TraumaClinic do Brasil.

           Por que submeter a EMDR?

          Muitas vezes, eventos perturbadores acontecem em nossas vidas e esses conteúdos permanecem conosco. O cérebro não consegue processar a informação como normalmente acontece. O cérebro então, instantaneamente, pode tornar-se "congelado no tempo" e a lembrança do trauma pode ser sentida repetidamente, como se o indivíduo estivesse experienciando o evento pela primeira vez. Isso ocorre porque imagens, sons, cheiros e sensações ainda parecem estar lá - elas não mudaram. Tais memórias têm um efeito negativo e duradouro, interferindo, assim, na forma como uma pessoa vê o mundo e nas relações intra e interpessoais.

          EMDR TEM UM EFEITO POSITIVO SOBRE A FORMA COMO O CÉREBRO PROCESSA A INFORMAÇÃO. Após algumas sessões de EMDR, a pessoa não revive o trauma. O indivíduo ainda se recorda que um incidente aconteceu, porém isso não mais é sentido como um evento perturbador.

           Evidências que embasam EMDR​

          EMDR é uma das abordagens psicoterapêuticas mais pesquisadas para TEPT (transtorno do estresse pós-traumático). Estudos clínicos controlados afirmam que EMDR diminui ou elimina sintomas de TEPT na maioria dos pacientes de forma eficaz e eficiente. Pesquisas também enfatizam o uso de EMDR para Depressão e Ansiedade, assim como outras condições com excelentes resultados. Desta forma, EMDR é uma poderosa ferramenta também para o tratamento de síndromes dolorosas crônicas uma vez que há comorbidades associadas aos transtornos de humor e de ansiedade.

           EMDR é reconhecida por:

  • OMS (Organização Mundial da Saúde)

  • The International Society for Traumatic Stress Studies

  • American Psychiatric Association

  • US Department of Veterans Affairs and Department of Defense 

  • Northern Ireland Department of Health 

  • Dutch Guidelines of Mental Health Care 

  • Israel National Council for Mental Health 

  • Clinical Division of the American Psychological Association 

Tel.

11 3280 1489 

11 99131 5088

11 94341 5165

  • facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus

Acompanhe