Como é uma sessão de EMDR?

          Durante a sessão de EMDR, a terapeuta trabalha com o cliente para identificar um problema específico como um alvo/foco para a sessão de tratamento. Assim, o cliente chama a atenção para um evento perturbador, o que foi visto, sentido, ouvido, pensado, etc. A partir desse momento, a terapeuta irá começar os movimentos dos olhos ou outra estimulação bilateral. Estes movimentos são usados até que a memória se torne menos perturbadora, passando para a associação com pensamento e crença positiva sobre si mesmo.

          Este é um tratamento que ajuda a recriar o que acontece durante o sono REM (Rapid Eye Movement ,"movimento rápido dos olhos"), fase do sono que é psicologicamente restauradora. Durante esse processo, o paciente pensa/visualizar/sente o evento específico. Isso acontece a partir da utilização de uma variedade de técnicas e intervenções. A recriação física dos movimentos dos olhos do sono REM associada aos pensamentos e imagens do evento, ajudam as estruturas cerebrais a trabalharem em conjunto com o corpo para situar o evento/memórias no passado.

          Quanto tempo leva?

                                        

        Uma ou mais sessões são necessárias para que a terapeuta compreenda a natureza do problema e decida se EMDR é um tratamento adequado. A terapeuta também explicará sobre EMDR, bem como dar-te-á a oportunidade de fazer perguntas. O tipo de problema/desafios, as circunstâncias da vida e a revelação de traumas anteriores irá determinar quantas sessões serão necessárias no tratamento.

          Quais são as vantagens da abordagem EMDR em relação a outro tratamento?

  •      O tratamento é focado nos sintomas e conduzidos na sessão

  •      Resultados com EMDR são percebidos num curto período de tempo

  •      Estudos mostram que 77-90% dos pacientes com TEPT foram capazes de eliminar seus sintomas após 3-7 sessões de EMDR.

Tel.

11 3280 1489 

11 99131 5088

11 94341 5165

  • facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus

Acompanhe